Abra sua Conta PagBank

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curisidades


Óptica ou ótica?

OPTO deriva de óptico, de optometria, etc. Entretanto, é comum confundirmos óptica com ótica, palavras de significados completamente distintos. Óptica vem do grego optkós (ou optiké) e do latim optica, que se refere à visão e seus fenômenos, estudo da luz, perspectiva, entre outros correlacionados. Já ótica, sem o “p”, pertence ou se refere ao ouvido ou à região auditiva. A origem também é grega, mas da palavra otikós (ou ótos).
Confuso, não? Há vários motivos para que ótica seja aplicada erroneamente no nosso dia a dia. As ópticas, estabelecimentos comerciais onde compramos óculos, normalmente estão grafadas sem o “p”. O equívoco ainda é reforçado por alguns dicionários, que incorporaram os termosóptica e ótica como sinônimos.
Dicionários costumam assimilar palavras, gírias e novos vocábulos quando muito difundidos entre a população, mesmo que tenham significados diversos. Oculista, por exemplo, pode ser encontrado como “médico que trata das doenças dos olhos; especialista de doenças de olhos; oftalmologista”, além de quem fabrica e comercializa óculos, o que não se aplica à realidade.
óptica virou ótica principalmente porque consoantes “mudas” costumam ser pronunciadas em português (opção, adaptar, aspecto…). Com o tempo, infelizmente, acabamos escrevendo a exceção óptica como se fala (sem o “p”).
Portanto:
- Óptico, óptica, optometria, ophtalmos (olho, em grego), etc: refere-se à visão, estudo da luz;
- Ótico, ótica, otologia, otorrinolaringologista, otometria, otite, etc: ligado ao ouvido, orelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário