Abra sua Conta PagBank

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


OS OLHOS DE CORES DIFERENTES E A HETEROCROMIA

Cada corpo humano é único. Variações como cor de pele, tom dos cabelos e formato facial, por exemplo, diferenciam as pessoas. Uma anomalia genética chamadaHeterocromia – que causa uma alteração no padrão de cores da íris – torna os que a possuem ainda mais diferente de grande parte da população.
A rara anomalia pode afetar pessoas e animais. Para você ter uma ideia, são cerca deonze casos em cada mil pessoas. No entanto, você já deve ter visto por aí pessoas ou animais domésticos com essa característica, não é mesmo? David Bowie, com seus olhos bicolores, certamente vieram na sua cabeça. Porém, a problema do cantor na verdade se trata de uma sequela causada por um soco recebido no olho.
gene EYCL3 no cromossomo 15 é responsável pela quantidade de melanina do olho e o gene EYCL1, determina os pigmentos de gordura, que transformam a coloração em verde ou azul. Quem possui esse defeitinho genético, pode possuir duas cores diferentes em cada olho, ou seja, a heterocromia completa. Porém, ainda é possível que a variação com duas cores ocorra no mesmo olho, que é chamada de setorial ou central.
A atriz Kate Bosworth e o integrante da banda Rise Against, Tim McIlrath, são exemplos de que a heterocromia pode não trazer prejuízos a saúde ou aparência. Por outro lado, é preciso observar se ela não está associada a alguma doença, como aSíndrome de Waardenburg, na qual ocorre a perda de audição e mudanças na coloração do cabelos, olhos e pele. Neste caso, procurar ajuda profissional é sempre importante.
Os animais costumam ser os maiores portadores dessa alteração. Em cachorros, raças como: Pastor Australiano, Collie, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Dachshund de pêlo longo, Dálmata, Malamute, Husky Siberiano, Old English Sheepdog, Boxer e Weimaraner são os mais atingindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário