Abra sua Conta PagBank

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aprenda oito dicas para ter olhos mais saudáveis


Aprenda oito dicas para ter olhos mais saudáveis


Aprenda oito dicas para ter olhos mais saudáveis
Poeticamente, os olhos são a janela da alma. Mas experimente executar de olhosfechados qualquer tarefa a que esteja acostumado no dia a dia e verá que, sem enxergar, a vida fica muito mais difícil. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, as pessoas normalmente negligenciam a visão como se pudessem prescindir desse sentido tão fundamental.
– Basta entrar um cisco no olho para a pessoa perder a calma. É nesses momentos em que algo de errado acontece com a visão que algumas pessoas se dão conta de que precisavam cuidar melhor da saúde ocular, agindo de forma preventiva.
O especialista aponta oito dicas para ter olhos saudáveis:
Mantenha uma alimentação saudável
Abandone aqueles maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha, e adote refeições saudáveis. Durante o dia, é importante consumirfrutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminasmineraisproteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata e degeneração macular.
Dê um basta no cigarro
fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue e afeta a visão em qualquer fase da vida, principalmente a partir dos 65 anos. Mesmo quem parou de fumar há quinze ou vinte anos apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares do que quem nunca fumou. Portanto, quanto mais cedo parar de fumar, menores serão as chances de desenvolvercatarataglaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Não saia de casa sem óculos de sol
A exposição aos altos índices de raio ultravioleta provoca degeneração macular — doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes.
Muito cuidado ao passar horas diante do computador
Quem trabalha ou estuda muitas horas em frente ao computador deve fazer pausas a cada duas horas para que os olhos descansem durante o período. Durante as pausas, beba muita água e pisque os olhos aceleradamente para evitar a síndrome do olho seco. Também é indicado focar um objeto ou uma paisagem ao longe para trabalhar omúsculo ocular.
Jogue fora a maquiagem velha
Leia atentamente o prazo de validade das sombras e do rímel, descartando o que já venceu. Até mesmo cremes e loções que apresentam o selo “dermatologicamente testado” devem ser utilizados com parcimônia, evitando o contato direto com a vistapara que não provoquem ardorirritaçãovermelhidão e sensação de areia nos olhos.
Aprenda a usar óculos de proteção
Assim como cada prática esportiva tem seus equipamentos de proteção, também os olhos merecem ser protegidos durante o esporte, as atividades de lazer e até mesmo durante alguns serviços manuais. Uma bolada forte nos olhos pode, por exemplo, resultar no descolamento da retina e ser responsável pela perda parcial ou total davisão.
Use sempre o cinto de segurança no carro
Antes de se tornar obrigatório o uso do cinto de segurança, os acidentes de trânsito eram os maiores causadores de traumas oculares graves. Felizmente, esse tipo de acidente é bem menos frequente, mas ainda tem muita gente achando que não precisa do cinto para andar pequenas distâncias de carro. Ledo engano: nesse tipo de acidente, é comum ocorrer perfuração ou laceração ocular.
Não deixe de consultar um oftalmologista
Há pessoas que simplesmente passam anos e anos sem fazer um checkup da visão, dando como garantido um bem — a visão — que pode se deteriorar com o passar do tempo, principalmente se a pessoa não tomar os devidos cuidados. O adulto que tempresbiopiamiopiaastigmatismo ou hipermetropia deve visitar o oftalmologistauma vez ao ano para checar o grau e as formas de tratamento indicadas. Já quem sofre de doenças mais graves, como glaucomacatarata e DMRI, entre outras, deve seguir recomendações médicas e consultar um especialista a cada seis meses, em geral.
Fonte: Zero Hora

OS ESTILOSOS EDITORIAIS DA VERY FRENCH GANGSTERS


OS ESTILOSOS EDITORIAIS DA VERY FRENCH GANGSTERS
Os ESTILOSOS ÓCULOS para crianças descolados e fofas! 




A marca francesa produz óculos para crianças de 3 aos 10 anos de idade. E se quando falamos em óculos infantis vêm na sua cabeça modelos com personagens de desenhos animados, você se enganou!
Nova no mercado, a VFG inovou no seu editorial e exibiu os pequenos no maior estilo em mugshots descolados e fofos. A coleção conta com três modelos de armações: arredondada “Very Boss”, feminina “Very Bombe” e retrô “Very Panpan”. As peças podem ser adquiridas como receituário ou óculos de sol e deixam as crianças moderninhas demais.
Os papais ligados no mundo fashion vão amar os modelos da Very French Gangsters e, provavelmente, vão sentir vontade dar apoio aos pequenos quando rola aquele esforço das crianças na hora de convencer o oftalmologista de que as lentes corretivas serão necessárias.
Confira outros charmosos cliques do editorial!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ESTILO: Óculos de sol, saiba como escolher o parceiro ideal nesse verão


O verão elevando as temperaturas e aquecendo a estação, e juntamente com o protetor solar, bermudão, sunga... um belo (e eficiente) par de óculos escuros são essenciais nessa estação. E pior, ainda tem homem que não usa óculos escuro! Além do aspecto estético, é importante o uso desse tipo de óculos para proteger os olhos da luminosidade e dos efeitos nocivos dos raios solares. Que podem causar graves problemas oculares que vem cada vez mais crescendo por conta da falta de informação, problemas como a presbiopia precoce ou até câncer e em alguns casos até a perda da visão.

Para evitar possíveis problemas, siga algumas dicas básicas. Uma das dicas mais importante é observar se o óculos vem com um adesivo informando o fator de proteção das lentes. Porém, muito cuidado ao escolher um óculos escuro. Muitas pessoas só se preocupam com a beleza dos óculos e esquecem da qualidade. E terminam optando por óculos de sol sem procedência, cuja as lentes não trazem proteção adequada aos olhos, ou às vezes as lentes criam grandes distorções e até dioptrias pontuais. E o objetivo do uso dos óculos escuros terminam ficando de lado de forma desastrosa diante dos riscos à saúde ocular. Os óculos de sol (ou óculos escuros) é um acessório para a visão, que apresenta lentes que são coloridas ou escurecidas para diminuir a quantidade de luz penetrando nos olhos. Um acessório fundamental nos dias de hoje não apenas para proteger a visão dos raios nocivos do sol quando estamos dirigindo ou na rua, mas para compor o visual.

Mas e como escolher o óculos de sol ideal? Existem vários modelos e marcas famosas que apostam em design elegante para os óculos de sol masculinos sempre com muito conforto e qualidade. Afinal o público masculino em geral é mais fiel a determinadas marcas, e diferentemente das mulheres, possuem poucos modelos. A escolha do óculos de sol deve ser de acordo com o formato de rosto de cada um para que fique harmonioso, afinal nem todos os modelos combinam com todo tipo de rosto. Portanto é importante antes de comprar seus óculos de sol, fazer uma pesquisa em óticas de confiança e experimentar modelos que melhor se encaixem no seu tipo de rosto.

Rosto Redondo - Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto oval - Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis.

Rosto triangular - O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas  do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito. 

Rosto quadrado - Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.
 
E para todos os tipos, uma atenção especial: o Nariz. Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.


FISIONOMIA E ESTILOS

Barba, Bigode e Cavanhaque - O ideal é escolher os modelos menos chamativos.

Careca - Tem a vantagem de não ter a cor do cabelo para interferir na escolha, mas também tem um elemento a menos para delimitar o fim da testa, por isso, óculos grandes com formatos marcantes e bem centralizados, ajudam a complementar e equilibrar o seu rosto.

Olhos – Se for muito próximo, o ideal são armações pequenas com cores claras, que ajudam a alargar o rosto. Se for muito afastado, o ideal são armações com ponte escura.

Sobrancelha – Se sua sobrancelha encosta na outra evite ponte com detalhes para não chamar mais atenção.

Corredores e Surfistas – Opte pelas hastes hidrofílicas, que não deixam os óculos escorregarem com água nem em rostos pingando de suor.

Esportistas – Opte pelas lentes de policarbonato, elas são mais resistentes que as de plástico e vidro.

Vale ressaltar alguns outros pontos importantes no biotipo, tais como:

Altos – Se seu rosto não for muito fino, abuse das armações maiores, esse tipo físico permite hastes maiores com detalhes nas hastes.
Baixos – Dê preferência por modelos menores, pois eles deixam o rosto mais livre e equilibrado.
Gordos – Evite armações chamativas com aros grossos, elas evidenciam as papinhas e as bolsas embaixo dos olhos.
Magros – Se você além de magro tiver traços mais delicados (rosto fininho), opte por modelos leves sem muitos detalhes ou use apenas os modelos lisos.
Loiros – Lentes escuras ou claras, armação leves e douradas.
Morenos – Lentes e armações mais escuras, com tons amarronzados.
Negros – Lentes com tons de âmbar e armações de metal ou envelhecidas.
Ruivos – Lentes e armações com tons de preto, vinho e vermelho.

Depois dessas dicas, escolha o seu óculos de sol e corra para a praia para pegar uma cor, conversar com os amigos e admirar a "paisagem".




Óculos de pedra


Pesamento do dia


Porque com óculos tudo fica mais bonito


Porque com óculos tudo fica mais bonito


Cuidado com a visão da criança tem de começar após o nascimento

Cuidado com a visão da criança tem de começar após o nascimento

Daniela Venerando
Do UOL, em São Paulo


  • A primeira ida ao consultório do oftalmologista deve acontecer no primeiro ano de vida
    A primeira ida ao consultório do oftalmologista deve acontecer no primeiro ano de vida
Perceber um problema de visão em bebês e crianças é bastante difícil, por isso muitos pais só notam algo errado quando o filho entra na fase de alfabetização e passa a apresentar dificuldade de aprendizado. Muitas vezes, a criança não acompanha a turma, pois não consegue enxergar o que está escrito na lousa.
Segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), aproximadamente, 15 milhões de crianças em idade escolar possuem algum problema de visão. No entanto, a preocupação com os olhos deve vir bem antes, pois, aos sete anos, dá-se a formação completa da visão.

"Algumas doenças oculares se tornam irreversíveis ou poderiam ser amenizadas se fossem tratadas antes dessa idade. Por isso, os pais precisam estar atentos já no nascimento da criança. Toda maternidade deveria realizar o teste do olhinho, que permite o diagnóstico precoce de vários males, como catarata, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, entre outros", afirma o oftalmologista Marco Antonio Rey de Faria, presidente do CBO.

Somente em dez estados do país o exame é obrigatório na rede pública de saúde e, apenas em 2010, ampliou-se aos planos de saúde. A Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que, no Brasil, 33 mil crianças são cegas por causa de doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente. Ainda de acordo com o órgão, pelo menos, 100 mil têm alguma deficiência visual.

Primeira consulta

Depois do teste do olhinho, a recomendação médica é realizar a primeira consulta com um oftalmologista no primeiro ano de vida. Na ocasião, os olhos serão dilatados para checar a necessidade de uso de óculos e para realizar o mapeamento da retina. Esse procedimento detecta se há alguma patologia genética, como uma cicatriz de olho, transmitida pela mãe que teve toxoplasmose ou rubéola na gravidez.
Se os pais não perceberem nenhum problema, o retorno deve acontecer na idade pré-escolar, por volta dos três ou quatro anos de idade. A consulta é fundamental, principalmente, no caso de uma diferença de grau acentuada em apenas um dos olhos.
"Aos quatro anos, com quatro graus de miopia por exemplo, a criança vai correr e brincar sem dificuldade nenhuma, porque ela consegue enxergar do outro olho "bom". Daí a dificuldade dos pais em perceber algo de errado. Quanto antes for detectado, mais fácil será corrigir o problema", diz a médica Mônica Cronemberger, da oftalmologia pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Eu uso óculos

Segundo os especialistas, a adaptação da criança aos óculos não é tão difícil quanto os pais imaginam. Ao colocá-los, a criança vai perceber imediatamente a melhora da visão. Os casos mais difíceis são aqueles em que a criança tem um grau leve e consegue enxergar razoavelmente sem as lentes.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, para motivar o filho, os pais devem deixar que ele participe do processo de escolha. "Hoje temos óculos desenvolvidos especialmente para crianças, que se ajustam bem ao rosto e trazem armações leves e coloridas, além de lentes que não riscam", diz.
Outra dica é conversar bastante com a criança e enfatizar a necessidade e os benefícios dos óculos. Se houver resistência, um pouco de fantasia, dependendo da idade, pode ajudar. Vale mencionar que heróis como o Super-Homem e o bruxo Harry Potter usam o acessório. O artifício pode ajudar a criança a superar eventuais brincadeiras dos colegas a respeito dos óculos.

Atenção

Veja dez sinais de que seu filho pode estar com algum problema de visão, segundo os especialistas:

Reclamar de dor de cabeça;

Sentar muito próximo a televisão;

Andar de cabeça baixa;

Lacrimejar excessivamente;

Coçar os olhos insistentemente;

Demonstrar sensibilidade à luz;

Mostrar dificuldade com a leitura;

Acompanhar a leitura com um dedo;

Apertar os olhos para ler;

Tapar um olho com a mão.